Ponto por QR Code.

Ponto por QR Code

O registro do ponto eletrônico é um recurso muito importante para a rotina do departamento de RH uma vez que a partir dele, o setor vai acompanhar a jornada de trabalho do colaborador e realizar as devidas tratativas. 

Assim tanto a empresa quanto o funcionário podem saber se as horas foram cumpridas de acordo com o contrato de trabalho. Hoje existem diversas formas de registro de ponto, sendo o controle de ponto por aplicativo a mais recente delas, com essa nova tecnologia o ponto deixou de estar atrelado a um aparelho no local de trabalho e passou a ser móvel. 

As portarias 373 e 671 do MTE permitem a utilização de sistemas alternativos para o registro do ponto, como os aplicativos e diversas outras tecnologias de identificação, neste post vamos falar do QR Code.

Mais recentemente, durante a pandemia, o registro de ponto por QR Code se popularizou, para evitar que os funcionários tocassem nas telas ao registrarem o ponto, mas essa tecnologia já existia principalmente como forma de pagamento por aproximação. Mas o que é um QR Code? Esse código nada mais é que um gráfico 2D que possibilita o armazenamento de informações.

Mas o ponto por QR Code é melhor forma de registro?

A resposta é não, devido a péssima usabilidade dessa tecnologia. Para que os funcionários possam registrar o ponto por QR Code, eles devem estar sempre em posse do seu código e caso esqueçam, precisam solicitar a emissão de um novo no sistema, caso contrário não poderão bater o ponto! Além disso, antes de utilizar o serviço, cabe ao RH emitir, imprimir e distribuir esses códigos para todos os colaboradores, atribuindo ainda mais tarefas ao departamento.

No caso de sistemas de registro exclusivamente por QR Code, a fragilidade se torna ainda maior, pois a segurança dos registros fica comprometida, se um colaborador passar o seu QR Code, para um colega registrar o seu ponto ou até realizar a batida sem estar no local de trabalho.

Já as tecnologias mais avançadas de identificação, como o reconhecimento facial, quando corretamente implementadas, não necessitam de nada além do rosto do colaborador frente a câmera. Sem falar na economia de tempo que essa modalidade proporciona, pois o registro é realizado em uma única etapa.

Em nosso aplicativo SREP Prime Ponto, contamos não apenas com o reconhecimento facial, mas também com a geolocalização, que juntos mitigam possibilidades de fraude nos registros!

Com a gente os seus registros serão práticos e seguros! Entre em contato.